domingo, 22 de maio de 2011

Round One!

Pois bem,


Dizem que as metáforas servem para "ilustrar" uma idéia. Ok, começaremos assim.


O nosso ser é povoado por individualidades.




Em uma descoberta recente, percebi que lido com as constantes controvérsias dos meus eus (assim como todas as pessoas). Tudo isso seria normal, se eles não fizessem tanto barulho...
Eu sempre determinei que se nós não obtivermos o total controle sobre nós mesmos, o caminho se torna incerto, perigoso e desesperador.


Este é o problema número 1 - o medo.


Por muito tempo eu vivi em função das minhas simulações mentais, como uma necessidade de antecipar acontecimentos, evitar arrependimentos e projetar soluções, ou seja, deixar de viver para viver melhor. Claro que isso é uma grande ilusão, pois ninguém detém o total controle sobre a própria vida (na verdade possuímos este artifício, mas isso apenas se manifesta quando estamos com as nossas convicções e pensamentos alinhados). Desta forma o que fazemos com nós mesmos é uma espécie de retardamento de conquistas...a longo prazo pode ser traduzido na deterioração da auto-imagem e auto-estima.


Mas é claro que o medo não se alimentou apenas disto...nunca é assim tão simples, meu caro Watson.


Vasculhar o próprio passado é sempre uma iniciativa difícil, pois pressupõe reviver algo agradável ou......desagradável.




Chegamos então ao problema número 2 - Acontecimentos passados.


Todos nós temos milhares de lembranças, isso é o que molda a referência que temos sobre nós mesmos, somado as nossas atitudes. Essas memórias que nós guardamos (em muitos casos involuntariamente), determinam nossos pensamentos e ações, que por sua vez determinam quem somos nós.
Mais um motivo para repulsar a falta de atitude...pois com a falta dela nos tornamos pessoas inanimadas, sem graça...mortas.


A princípio todos nós temos que lidar com os nossos medos e acontecimentos passados. Este é um tema inerente ao ser humano.




No próximo devaneio vou digerir um pouco mais o tema do medo.
(Com mais ou menos organização, isso é momento quem vai decidir rsrs)


See ya!

Um comentário:

  1. Olha só, a cada dia mais orgulhosa de você.
    Acho que seus passos estão certos, admitir e dar os primeiros passos pra mudar.
    É bom fazer esses registros, a gente aprende a se avaliar, ou não, rs. Boa sorte!

    =*

    ResponderExcluir